Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012


Quaresma começa hoje com missa de imposição das cinzas


Quaresma começa hoje com missa de imposição das cinzasComeça hoje e termina no domingo de Páscoa o período da Quaresma para os cristãos da Igreja Católica. Esse é um tempo para reflexão, abstenção e preparação para a Páscoa. Na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa, o arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, celebra a imposição das cinzas, às 18h. Outras igrejas da arquidiocese também celebram missas.

Segundo o padre José Carlos Serafim, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, a Quaresma é um momento para fazer reflexão sobre a importância de Jesus Cristo, mudança no comportamento, renúncia de algumas situações e renovação espiritual e física (através do ato da Confissão). Nesse período, que representa os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuou e foi tentado pelo demônio, alguns cristãos deixam de comer algum alimento, em sinal de penitência, e doam para os mais necessitados.

O religioso contou que a comemoração do Carnaval acontece antes do período quaresmal durante a Idade Média as pessoas realizam festas com máscaras porque sabiam que entrariam num período que não podiam caçar e nem comer carne. No entanto, o padre José Carlos Serafim, destaca que não se deve cometer todos os pecados e acreditar que estará salvo na Quarta-feira de Cinzas. “Você pode brincar, mas não deve abusar e achar que Deus vai fechar os olhos. Tudo lhe é permitido, mas nem tudo convêm”, orientou.

Na celebração da missa de imposição das cinzas, o sacerdote e representantes da igreja fazem o sinal da cruz com uma cinza na parte frontal do rosto, dizendo “Convertei-vos e crede no evangelho”. Segundo padre José Carlos Serafim, esse material é feito com as folhas medicinais e ramos benzidos no Domingo de Ramos do ano passado e não foram usados. Tudo isso é queimado até virar pó. Cada igreja fica responsável por preparar o material. É uma celebração simples, no altar toalha e cânticos para um convite e renúncia ao pecado. Na igreja de Nossa Senhora de Fátima a missa começa às 19h, Miramar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário