Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

segunda-feira, 26 de março de 2012


Panfletagem orienta passageiros com dicas de segurança nos ônibus


Panfletagem orienta passageiros com dicas de segurança nos ônibus A Segurança no Transporte Coletivo foi objeto, na manhã desta sexta-feira (23), de mais uma atividade das empresas de ônibus Transnacional e Reunidas (Unitrans) dentro de sua XX Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

Desta vez, técnicos de Segurança do Trabalho das empresas realizaram uma panfletagem nos pontos de ônibus do Parque Sólon de Lucena e no Terminal de Integração do Varadouro para conscientizar os usuários sobre a importância de praticar algumas ações para preservar sua segurança, o meio ambiente e a boa convivência no transporte coletivo. 

Dentre as dicas, as que mais chamaram a atenção dos usuários na oportunidade foram as recomendações de contribuir para conservar os veículos limpos e de ceder o acento aos mais idosos.

O técnico de segurança do trabalho Marcone Gomes, que realizou a panfletagem junto ao colega Helton Ferreira, destacou que a ação evidenciou o tema escolhido este ano pelas empresas para ser trabalhado tanto junto aos operadores do sistema coletivo quanto aos usuários na sua XX SIPAT.

“Este ano procuramos dar ênfase à qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. Iniciamos a SIPAT com palestras na sede das empresas, mas também passamos por escolas e agora estamos abordando também os usuários nos pontos de ônibus com algumas dicas que fazem a diferença no dia a dia”, explicou o técnico. Entre as dicas do panfleto distribuído destaca-se: ‘Não permanecer nos degraus’, ‘Esperar o ônibus afastado do meio fio’ e “Ter cuidado com crianças na janela’.

Para a moradora do bairro da Torre, Luzinete Domingues de Castro, que sempre pega as linhas 301, 302 e 303 da Transnacional para se deslocar até seu trabalho, as observações feitas pelas empresas assumem grande importância não apenas para os usuários, mas, também para os motoristas e cobradores.

“Tanto nós, passageiros, quanto os operadores, recebem essas informações. Isso com certeza deve melhorar o relacionamento entre todos nós durante as viagens nos ônibus”, destacou a usuária, referindo-se às dicas de não conversar com o motorista e aproximar-se da porta dianteira quando pedir parada. Já Maria das Neves Costa, observou principalmente a indicação de conservar os ônibus sempre limpos. Segundo ela, se os passageiros não jogassem papel, restos de comida e outros lixos dentro dos veículos, a limpeza que as empresas realizam duraria ainda mais tempo para o conforto e comodidade de todos. “Acho excelente a iniciativa porque instrui as pessoas sobre a necessidade de manter o ônibus limpo. Isso causa bem estar nas pessoas”, declarou ela.

A XX Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Unitrans será encerrada neste sábado (24), às 8h, com a realização da palestra ‘Um time de Águias – 25 anos’, proferida por engenheiro do trabalho, Valdolírio Soares, no galpão de eventos das empresas, em Água Fria. 

Ao final da programação, os funcionários receberão brindes e participarão de um coffe-break. Para Alberto Nascimento, diretor da Unitrans, a realização da SIPAT é um evento que mobiliza diretamente toda a equipe de segurança do trabalho das empresas, cujo foco é sempre a prevenção. “Trabalhamos, no nosso dia a dia através dos treinamentos, e mais acentuadamente durante a SIPAT, o viés educativo da segurança, sempre buscando a prevenção, o que é fundamental para a eliminação de riscos e para o bom andamento de todas as operações que envolvem a complexidade de um serviço de transporte público que não tem feriado e funciona ininterruptamente”, destacou o empresário.  


Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário