Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 4 de agosto de 2012

Mercado de Tambaú é entregue




Mercado de Tambaú é entregueO Mercado de Artesanato de Tambaú, em João Pessoa, será inaugurado amanhã pelo governo do Estado, com a participação de atrações culturais e artísticas – a exemplo da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. As atividades serão desenvolvidas no terreno em frente ao prédio do Centro Turístico Tambaú Shopping e têm início às 17h. Após quatro anos de espera pela entrega da reforma do prédio, passando por três governos distintos, os artesãos estão entusiasmados com a volta para o mercado, agora reformado.

“As expectativas são enormes, principalmente de que o movimento melhore e assim tenhamos boas vendas. Inclusive, compensando o que foi perdido nos últimos anos”, disse a vendedora Suely Oliveira. “Vamos fazer o possível para atender muito bem o cliente, pois teremos um local bem estruturado”, completou outra vendedora, Cristiane Alves.

Segundo a secretária de Estado da Comunicação, Tatiana Domiciano, o mercado, que está sendo transformado em um Centro de Multiuso, será chamado oficialmente de Centro de Artesanato de Tambaú. “O novo equipamento foi implantado com arquitetura e conceito modernos, como o da sustentabilidade. É a primeira obra pública do Estado com teto solar, proporcionando energia limpa”, enfatizou Tatiana.

Ainda conforme a secretária, “a obra veio para fechar um ciclo de reestruturação da área turística de Tambaú, que já teve trabalhos como a reforma do mercado do peixe, feirinha de Tambaú e Praça do Sol.

“Vão ser 20 boxes de artesanato genuinamente paraibano, valorizando os produtos da nossa terra”, frisou Tatiana, referindo-se aos novos estatuto e regimento internos, que determinam a comercialização somente de itens 100% paraibanos. Tatiana Domiciano informou que a área transformada em estacionamento, em frente à orla da capital e por trás do mercado, também servirá de Centro de Convivência e de uso para manifestações culturais.

A previsão do governo é que a transferência dos comerciantes para o novo espaço aconteça completamente a partir do meio-dia de hoje, com a entrega das chaves. “Um total de 15 lojas já foi liberado, mas o restante só deve ser aberto amanhã (hoje) em virtude de pequenos detalhes que faltam ser concluídos. A expectativa é que no domingo estejamos todos já alocados”, comentou o presidente da Associação dos Comerciantes e Artesãos do Mercado de Artesanato de Tambaú (ACMAT), Vauner Azevedo. “A obra está ficando muito boa, o esperado é que tivesse sido entregue bem antes, mas isso não foi concretizado em virtude dos diversos prazos não cumpridos”, acrescentou Vauner, ao contar que apesar das dificuldades vividas enquanto estiveram em uma lona improvisada, o momento atual é de boas expectativas porque o mercado será atrativo para osturistas.  



JPBOnline

Candidato à PMJP bate boca com Luciano Agra pelo Twitter




                           Candidato à PMJP bate boca com Luciano Agra pelo Twitter

As contestações entre ambos começaram na semana passada quando o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido) contestou algumas informações dadas pelo candidato do PSTU à prefeitura, Antônio Radical, sobre a gestão municipal. Na manhã deste sábado, 4, contudo, a discussão dois dois aconteceu de forma direta no Twitter.


Tudo começou quando o gestor postou um comentário crítico ao nazismo: "Nós nunca devemos esquecer que o Nazismo ascendeu de uma pseudo união entre o nacional e o socialismo. E tem muito Hitler por aí. Discursos inflamados, afirmação de poder, propostas mirabolantes, sede de poder e dominação das pessoas, quebra de acordos e descriminação". Radical não gostou das frases e postou: "Vai estudar História, prefeito!!! Depois, não fale mais bobagens, ok?".

Agra não se furtou à réplica: "Aponte um erro no que postei! Quantos livros tu leu este ano? Cuidado pra não virar um fake".

O candidato do PSTU prosseguiu: "kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, isso aqui não é fake, prefeito. Sou eu mesmo que to aki, ok? Mas, já que o senhor pediu, aqui vai uma pequena aula de História. O Partido Nacional-Socialista de Hitler não tem nada a ver. com a união entre nacionalismo e socialismo. Era um partido que, pelo seu nome, procurava confundir os trabalhadores alemães, assim como faz hj o PSB, por exemplo, que se autointitula socialista, mas na verdade aplica a política de direita!"    




Redação com parlamentopb

TRE garante julgamento de candidaturas até domingo




TRE garante julgamento de candidaturas até domingo O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Marcos Cavalcanti, afirmou ontem que as 77 zonas eleitorais do Estado devem concluir os julgamentos dos registros de candidatura antes do fim do prazo que se encerra amanhã. 


Segundo ele, até o final de agosto, a Corte Eleitoral paraibana deve julgar os recursos interpostos pelos candidatos. Dos 12.304 registros protocolados, até ontem à noite, 10.254 foram deferidos. E 1.215 aguardavam julgamento.Pelo menos 457 tiveram registros indeferidos. “Domingo é o prazo de acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a maioria das 77 zonas eleitorais já concluiu. Estamos terminando antes do prazo”, disse.


Segundo ele, além do julgamento dos registros das candidaturas, o prazo também é válido para o julgamento dos pedidos de impugnação. 

A partir de segunda e até o final deste mês, o desembargador Marcos Cavalcanti, disse que deverá concluir os julgamentos dos recursos, caso algum candidato entre com recurso junto ao TRE. Além disso, ele estará indo a Campina Grande para realizar o ‘Seminário de Aprimoramento Eleitoral para as eleições 2012’, que já foi realizado em João Pessoa, com a participação da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, presidente do TSE.

 

 Jornal Correio da Paraíba  

Motorista arrasta gato em para choque





Motorista arrasta gato em para choqueO motorista  Jairo Santos, do Distrito Federal, flagrou um gato sendo arrastado por uma van na manhã desta quinta-feira (2) no Riacho Fundo, região a 18 quilômetros de Brasília. De acordo com o internauta, o animal estava preso em um saco pendurado no para-choque do veículo.

Santos contou que, após perceber que o veículo  arrastava algo preso na porta de trás, não identificou de imediato o que era. Ao perceber que tratava-se de um gato, Santos começou a filmar.

“Com certeza o animal não sobreviveu, porque ele estava sendo levado arrastado, encostando no asfalto”, afirmou. “O gato poderia estar no saco antes, começou a arrastar no chão e se soltou”, disse o internauta.

Segundo ele, um motociclista chegou a avisar para o motorista da van, no meio do trânsito, sobre o animal, mas o veículo não parou. O internauta não chegou a anotar a placa do veículo.

O delegado-chefe adjunto da Delegacia de Meio Ambiente do Distrito Federal, Richard Moreira, informou que neste tipo de situação é necessário levantar o máximo de dados possíveis para que a polícia apure o caso.

“Se for conduta intencional, pode caracterizar crime de maus-tratos contra animais, previsto na lei de crimes ambientais”, disse Moreira. A punição é de detenção de três meses a um ano, mais multa. A denúncia pode ser feita pelo número 197.



 180 graus  

Greve da Anvisa já causa prejuízo de R$ 1,5 milhão ao Porto de Cabedelo, na Paraíba

O presidente da Companhia Docas, Wilbur Holmes, estimou hoje que o prejuízo causado pela greve da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) à Paraíba já chega a R$ 1,5 milhão. A paralisação começou efetivamente no mês passado, mas somente ontem ao meio-dia, o escritório do órgão no Porto de Cabedelo foi fechado, prejudicando o movimento de atracação de embarcações. Dois navios carregados com cimento estão parados no local e não podem ter suas cargas encaminhadas ao destino por falta da "licença de livre prática", documento emitido pela Anvisa.

"Atualmente, isso é feito com um clique no computador, dado pelo representante da Anvisa. Mas, embora o coordenador seja um detentor de cargo de confiança, ele aderiu à greve e o Porto de Cabedelo está prejudicado", explicou Wilbur Holmes ao Parlamentopb. O prejuízo calculado pelo presidente da Companhia Docas se refere aos impostos que deixam de ser recolhidos, às taxas de operação portuária e o  preço da mão de obra que não pode ser utilizada no desembarque dos navios. O Sindicato das Agências Marítimas deu entrada em um mandado de segurança na Justiça solicitando que a emissão da licença de livre prática continue a ser procedida no Porto de Cabedelo. O receio da Companhia Docas é que portos como Suape consigam, judicialmente, a liberação de seus procedimentos e atraiam a movimentação que atualmente está destinada à Paraíba: "Foi uma longa negociação para trazer alguns navios, como os que estão hoje no Porto, para Cabedelo. Tememos que possamos perdê-los caso a Justiça decida mais rapidamente em favor dos concorrentes", disse o presidente da Companhia Docas. Os funcionários da Anvisa reivindicam 25% de reajuste salarial.  

Avenida: Jorginho pressiona Nilo




Avenida: Jorginho pressiona Nilo Jorginho quer saber como Nina está conseguindo tudo de Carminha (Foto: Avenida Brasil/TV Globo)Jorginho (Cauã Reymond) procura Nilo (José de Abreu) para descobrir o que Nina (Débora Falabella) está usando para chantagear Carminha (Adriana Esteves). O jogador avisa que pode pagar pelas informações e faz várias perguntas ao catador. “A Nina tá te pagando quanto pra guardar o segredo dela? (...) A Lucinda é mãe biológica da Carminha?”, questiona.


Sem conseguir as respostas que precisa, Jorginho parte para outra tática e tenta embebedar o malfeitor, que deixa escapar o caso que Lucinda (Vera Holtz) teve com Santiago (Juca de Oliveira) no passado.


Percebendo que falou demais, Nilo encerra a conversa, mas Jorginho ainda faz mais uma pergunta. “Você ama a Lucinda, não ama?”, questiona o jogador. Irado, Nilo expulsa Jorginho de seu apartamento. Fique ligado! Esta cena vai ao ar no sábado, 4 de agosto. Saiba mais sobre o capítulo.  



Globo.com

Remadora é o primeiro caso de doping nos jogos olímpicos




Remadora é o primeiro caso de doping nos jogos olímpicosA remadora brasileira Kissya Cataldo era esperada para entrar na água na manhã deste sábado para a disputa do 13º lugar na final C do skiff simples nos Jogos Olímpicos de Londres, mas não participou da prova por estar suspensa de forma preventiva pela Confederação Brasileira de Remo. A atleta apresentou resultado analítico adverso em exame realizado no Brasil, no dia 12 de julho, pela Federação Internacional de Remo. É o primeiro caso de doping do país nos Jogos.

- Pegou a gente de surpresa mesmo. Fui chamado no escritório da Federação antes da prova, informado sobre o resultado positivo da Kissya e de que ela estaria suspensa de competições internacionais. Então, fui comunicar a ela. É lamentável, mas aconteceu. Agora temos que ver quais procedimentos tomar - disse o chefe da equipe de remo, Sérgio Sztancsa, em entrevista ao SporTV.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ainda não divulgou qual foi a substância proibida encontrada no exame de Kissya. Ela tinha conseguido a vaga para brigar pela 13ª posição ao terminar no segundo lugar em sua bateria na semifinal da última quinta-feira.

- Não sei dizer qual é a substância, mas seria para produzir mais glóbulos vermelhos (transportam mais oxigênio e melhoram o desempenho muscular). Eu tenho os documentos, mas não entendo o que está escrito. Só um médico pode dizer com certeza - afirmou Sztancsa.

O representante da modalidade também contou qual foi a reação de Kissya ao saber da suspensão.

- Quando eu falei com ela, ficou muito surpresa. Ela toma medicamentos e complementos há bastante tempo. Já fez vários exames e nunca apresentou nada. Ela mesma não sabe o que foi. Até acredito que não tenha sido de má fé, mas aconteceu. Cada atleta tem que saber se cuidar. Estou com muita pena dela, mas é um fato. Cada um, em sua escala, vai ter que arcar com as consequências - afirmou. Sztancsa acredita que o episódio fará com que a confederação seja mais rigorosa com o controle antidoping.

- A direção técnica da confederação sempre informou aos atletas os produtos que são proibidos e o COI sempre pediu que se informasse o que é consumido. Vamos passar a ser mais rigorosos, mas não se consegue controlar o que o atleta toma em casa - explicou.

Remadora do Flamengo, Kissya, de 30 anos, era estreante nas Olimpíadas. Com sua ausência, ela terminou sua participação em Londres com um 18º lugar. O melhor tempo da final C foi da irlandesa Sanita Purspure, com 7m59s77.  


Globo Esporte

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Rafael vence no judô e é bronze




Rafael vence no judô e é bronzeO brasileiro Rafael Silva conquistou  nesta sexta-feira a medalha de bronze na Olimpíada de Londres. "Baby", como é conhecido, venceu o sul-coreano Sung-Min Kim no Golden Score, por um yuko de vantagem (fruto de duas punições contra o adversário), e garantiu a quarta medalha do judô no evento, confirmando a melhor participação do Brasil na modalidade em toda a história dos Jogos Olímpicos.

Antes de Baby fechar a participação brasileira de maneira vitoriosa, o Brasil havia subido no pódio em três oportunidades. Na última quinta-feira, a meio-pesado (até 78 kg) Mayra Aguiar, de apenas 21 anos (completados justamente nesta sexta), conquistou o bronze. Já no primeiro dia da modalidade no evento, Felipe Kitadai repetiu a premiação, enquanto Sarah Menezes se superou e subiu no lugar mais alto do pódio.

A conquista da medalha de bronze recompensou Baby, que encarou uma grande maratona no evento desta sexta-feira. Depois de brilhar no início da competição um ippon, Rafinha passou pelo Golden Score, tempo-extra do judô, em todos os quatro combates restantes - Marius Paskevicius (Lituânia); derrota para o russo Alexander Mikhaylin; e vitórias sobre Bob Borna e a última sobre Sung-Min Kim.

Para conquistar o bronze nesta sexta-feira, Baby atuou de maneira cautelosa. O judoca brasileiro segurou o ímpeto do sul-coreano, e ambos os atletas acabaram punidos por conta da falta de combatividade. O competidor nacional se soltou somente no Golden Score, quando conseguiu controlar o adversário. Mais ofensivo, Rafael Silva forçou um shido contra o rival e conquistou a medalha de bronze.

Campanha

"Baby" se garantiu na disputa pela medalha de bronze ao superar o húngaro Barna Bor, em decisão unânime dos árbitros após o fim do Golden Score. O combate diante de Bor ocorreu por conta da derrota na fase quartas de final, quando o judoca não encontrou seu jogo durante o tempo extra e acabou superado pelo russo Alexander Mikhaylin.

Em um combate morno e amarrado, Rafael Silva controlou a pegada de Mikhaylin, mas não apresentou a mesma iniciativa do adversário. Com o controle do ritmo de duelo, o brasileiro forçou um shido contra o rival. A punição, em vez de favorecer o representante de Campo Grande, acordou o russo, que cresceu no combate e terminou o duelo fisicamente melhor que o oponente.

No Golden Score, "Baby" sentiu o cansaço. Sem forçar uma nova punição para o europeu, que daria a vitória por um yuko, o brasileiro perdeu combatividade e recebeu um shido. Dominado no restante do duelo, Rafael Silva viu os três árbitros - Donald Ferland, Oscar Knoester e Houreddine Hassine - levantarem a bandeira azul, dando a vitória e a vaga na semifinal para Alexander Mikhaylin.

Para chegar às quartas de final, o judoca nacional apresentou grande regularidade e agressividade dentro do tatame. Nas oitavas, Rafael venceu por ippon, no Golden Score, o lituano Marius Paskevicius e avançou para a disputa direta por medalhas na competição.

Durante a primeira rodada, Baby não deu chances ao adversário. O judoca brasileiro venceu o islandês Thormodur Jonsson por ippon e triunfou pela primeira vez em uma Olimpíada - Londres 2012 é a primeira edição disputada pelo atleta.

Terceiro colocado no ranking mundial e um dos favoritos à medalha, Rafael Silva controlou o combate desde o início e não enfrentou grandes problemas para estrear com vitória. Com 1min48 de duelo, o brasileiro, com o controle da pegada, encaixou um o-soto-gari e registrou o ippon que o garantiu na próxima fase olímpica.



Terra

Seis praias estão impróprias para o banho; saiba quais




Seis praias estão impróprias para o banho; saiba quaisSeis praias da Paraíba estão impróprias para os banhistas. Foi o que apontou o relatório de balneabilidade semanal feito pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Das 56 praias monitoradas, 50 delas estão legais, variando entre excelente, muito boa e satisfatória. As praias que devem ser evitadas são Bessa I e Manaíra, em João Pessoa; a praia da Gameleira, em Lucena; as praias de Maceió e Acaú/Pontinha, em Pitimbu; e a do Jacaré, em Cabedelo.

De acordo com o monitoramento realizado pela Sudema, continuaimpróprio para o banho, na praia do Bessa I, o trecho de 100 metros à esquerda e à direita da desembocadura do maceió e, na praia de Manaíra, o trecho de 100 metros à esquerda e à direita da desembocadura da galeria de águas pluviais em frente ao Hotel Costa do Atlântico. Na praia do Jacaré, deve ser evitada a área da margem direita do estuário do Rio Paraíba.

No município de Lucena, está impróprio ao banho na praia da Gameleira o trecho de 100 metros à esquerda e à direita da desembocadura do maceió de Lucena. E, no município de Pitimbu, deve ser evitado, na praia de Maceió, o trecho de 100 metros à esquerda e à direita da desembocadura do riacho do Engenho Velho e, na praia de Acau/Pontinha, o trecho de 100 metros à esquerda e à direita da desembocadura do riacho do Arame. Essa classificação é válida até a emissão do próximo relatório, no dia 10 deste mês.

A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado.

Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano, a análise é realizada mensalmente.



Ascom

PMJP entrega 13 ruas pavimentadas no Bessa e Jardim Oceania




PMJP entrega 13 ruas pavimentadas no Bessa e Jardim OceaniaO prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, entrega à população dos bairros do Bessa e Jardim Oceania (1ª Região do Orçamento Democrático), mais 13 ruas pavimentadas em paralelepípedo, com investimentos estimados em mais de R$ 6 milhões – e há ainda outras 10 ruas na programação daquela área. A solenidade será às 17h, na Avenida Oceano Ártico (próximo ao Verde Fruit).

As vias fazem parte do pacote de pavimentação lançado  em 2011, que prevê a pavimentação de 200 ruas da Capital. Dessas, 63 já foram concluídas e mais de 40 estão em execução. De acordo com o secretário Interino da Infraestrutura, Luiz Rabelo, em breve, a PMJP dará início a obras em cerca de 50 ruas.

No Bessa, foram pavimentadas quatro ruas no Bairro do Bessa (Napoleão Gomes Varela; Ambrosina Soares; José Alfredo Nóbrega e Francisco Carneiro de Andrade) e nove no Jardim Oceania (Gilberto Stucker; Othilia Barros; Oceano Antártico; Oceano Ártico; Oceano Atlântico; Oceano Pacifica; Elísio Jorge de Brito, Evandil Bandeira e Tenente Rivaldo Antônio de Araújo).

Além do Bessa e Jardim Oceania, as obras concluídas e em execução estão concentradas nos seguintes bairros: Brisamar, João Agripino, Cristo Redentor; Funcionários (II, III e IV); Jaguaribe; João Agripino, Cruz das Armas, Ernesto Geisel; Água Fria, Jardim Cidade Universitária; José Américo; Pedro Gondim; Varjão; Oitizeiro; Costa e Silva e Ernani Satiro.

O investimento da PMJP neste pacote de pavimentação foi de R$ 45 milhões, que vai resultar no beneficio direto de famílias residentes em 38 bairros da Capital. A seleção dessas ruas foi feita por meio das audiências do Orçamento Democrático.

Pavimentação do Bessa

Concluídas (serão inauguradas nesta sexta):

1. Rua Napoleão Gomes Varela (Bessa) 2. Ambrosina Soares (Bessa) 3. José Alfredo Nóbrega (Bessa) 4. Francisco Carneiro de Andrade (Bessa) 5. Gilberto Stucker (Jd. Oceania) 6. Rua Othilia Barros (Jd. Oceania) 7. Oceano Antártico (Jd. Oceania) 8. Oceano Ártico (Jd. Oceania) 9. Oceano Atlântico (Jd. Oceania) 10. Rua Oceano Pacífico (Jd. Oceania) 11. Rua Elisio Jorge de Brito (Jd. Oceania) 12. Rua Evandil Bandeira (Jd. Oceania) 13. Tenente Rivaldo Antônio de Araújo (Jd. Oceania)

Em execução:

1. Rua Taciano Cavalcanti (Bessa) 2. Rua Vicente Ielpo (Bessa) 3. Rua João Cabral de Lucena (Bessa) 4. Rua Irmão Antônio Reginaldo (Bessa) 5. Rua Mirocene Cunha Lima (Bessa) 6. Rua Francisco Pereira Dantas (Jd. Oceania) (Há, ainda, mais quatro ruas a iniciar)


Secom-JP

Operadoras e empresa aérea fazem promoções em homenagem ao aniversário de João Pessoa

Na semana que antecede o aniversário da cidade de João Pessoa, que vai completar 427 anos no próximo domingo (5), as duas principais operadoras de turismo do País e a Avianca Linhas Aéreas anunciaram pacotes promocionais com descontos especiais. A TAM Viagens, operadora de turismo da TAM Linhas Aéreas, e a CVC, em parceria com a Gol Linhas Aéreas, estão investindo no Feriado da Independência e nos atrativos de João Pessoa.

A operadora CVC colocou o roteiro pessoense para ser comercializado em suas 700 lojas exclusivas e em mais de 8 mil agências de viagens multimarcas do país. São oferecidos embarques no período entre agosto e setembro, com permanência mínima de três noites no destino.

O pacote para João Pessoa é de quatro dias e três noites no Nord Hotel, com saídas de São Paulo, incluindo passagens aéreas (ida e volta) e apartamento duplo com café da manhã. O preço é a partir de R$ 781 – em até 12 parcelas de R$ 65,12.

Já a TAM Viagens montou um roteiro para João Pessoa para quem pode viajar durante toda a semana do Feriado da Independência. De acordo com a operadora, o pacote inclui sete noites no hotel Best Western Caiçara. O preço começa em R$ 781 (em até 12 vezes de R$ 65,12), com direito a um city tour pela Capital. A saída do voo está programada para 1º de setembro. O valor, também com saída de São Paulo, é a partir de R$ 1.283 à vista, e pode ser financiado em nove parcelas de R$ 121,17, com entrada de R$ 192,45.

A Avianca faz uma promoção prestando uma homenagem à João Pessoa, oferecendo preços de passagens diferenciados, a partir de R$ 179 o trecho, para cinco destinos: Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Campo Grande e São Paulo (Guarulhos).

Segundo o vice-presidente Comercial e de Marketing da Avianca, Tarcísio Gargioni, para os clientes que aproveitarem a promoção – válida para passagens com emissão até 5 de agosto e embarque entre 3 e 10 de agosto – é uma boa oportunidade para visitar as cidades.

“João Pessoa é uma das capitais mais verdes do mundo, é extremamente acolhedora, sendo conhecida especialmente por sua capacidade de harmonizar a estrutura urbana com o meio ambiente. Com as condições oferecidas pela nossa companhia, será difícil resistir aos seus encantos tropicais, como lindas praias e porções preservadas de mata atlântica”, disse o executivo.

Ação contínua – Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, as promoções do ‘Destino João Pessoa’ são resultado das ações realizadas pelo trade paraibano no mercado paulista. “Temos intensificado a divulgação e o processo de capacitação dos agentes de viagens dessas duas operadoras (TAM e CVC), que passaram a colocar João Pessoa como um grande atrativo para os seus clientes”, afirmou a executiva.





Secom-PB

INSS vai aumentar o benefício de 491 mil segurados




INSS vai aumentar o benefício de 491 mil segurados O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai aumentar o valor dos benefícios de 491 mil segurados por incapacidade que ainda estão ativos a partir de janeiro de 2013. Entre 1999 e 2009 foram concedidos benefícios para 2,7 milhões de segurados. Além disso, 2,3 milhões de segurados que já tiveram seus benefícios cessados também receberão os atrasados referentes aos últimos cinco anos.

De acordo com o órgão, a revisão é resultado de uma mudança no Decreto 3.048 de 1999 que alterou o regulamento da Previdência Social. Na época da concessão, o INSS considerou no cálculo dos benefícios os 20% menores salários de contribuição, o que reduziu o valor da renda mensal.

Segundo o INSS, a estimativa é que a revisão tenha um impacto mensal de R$ 56 milhões. Por ano serão gastos R$ 728 milhões, considerando o pagamento do décimo terceiro salário. Já o pagamento dos atrasados será feito até 2022, com previsão de custo de R$ 7,7 bilhões.

A proposta de acordo foi apresentada hoje (2), em São Paulo, ao Ministério Público Federal e ao Sindicato Nacional dos Aposentados.

O presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, disse que a revisão dos benefícios será feita automaticamente. Os segurados que tiverem direito ao reajuste ou aos atrasados receberão correspondênciainformando a data e o valor do pagamento.

Os segurados com mais de 60 anos receberão os atrasados em março de 2013. De 2014 a 2016, recebem os atrasados os segurados com benefício ativo e que têm de 46 a 59 anos. Na sequência, de 2016 a 2019, recebem aqueles com até 45 anos. Já os segurados que já tiveram o benefício cancelado, mas cujo valor do benefício era inferior ao que é devido, receberão os atrasados entre 2019 a 2022.  




Agencia Brasil

Felipe Andreoli e mulher disputam Katy Perry em entrevista




Felipe Andreoli e mulher disputam Katy Perry em entrevistaO repórter Felipe Andreoli, do "CQC" e a mulher, Rafa Brites, da "MIX TV", se encontraram durante o expediente na última terça.

Os dois foram entrevistar a cantora Katy Perry, que passou pelo Brasil para divulgar seu documentário, "Katy Perry: Part of Me".

A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha desta sexta-feira (3).

Casados há sete meses, os dois não se conheceram no ambiente de trabalho, e sim pelo Facebook. 



F5

Prefeito Luciano Agra veta lei de incentivos para Call Center; PMJP garante novo texto

Praticamente seis meses depois de ter assinado Protocolo de Intenções no Palácio da Redenção, o prefeito Luciano Agra vetou por completo projeto de lei, de autoria do próprio Executivo Municipal aprovado na Câmara Municipal de João Pessoa, que concedia incentivos fiscais para a instalação da empresa de Call Center, cujoinvestimento previa a abertura de 3,5 mil postos de emprego na Capital.

A empresa direcionou investimentos para João Pessoa e Campina Grande após garantia de que teria isenções fiscais. O governo do Estado intermediou no início do ano a relação com as prefeituras, além de assegurar o terreno para instalação das empresas. Na época, o prefeito Agra e o governador Ricardo Coutinho ainda tinham uma relação amistosa.

Em Campina Grande, a prefeitura conseguiu colocar a empresa em funcionamento um mês depois da assinatura do Protocolo de Intenções, assinado em fevereiro de 2012.

Em João Pessoa, o projeto de lei somente chegou a Câmara Municipal em abril. E sofreu modificações. A empresa alega que o texto enviado pela prefeitura estava em desacordo ao que foi combinado no Protocolo de Intenções assinado no Palácio da Redenção, sob as bênçãos do governo do Estado. A não concessão pode levar a empresa a desistir de se instalar na Capital, ameaçando a promessa de 3,5 mil empregos diretos.

A prefeitura alega que o texto foi modificado pelos vereadores, o que tornaria o projeto inconstitucional, porque somente o Poder Executivo tem prerrogativa de legislar sobre matéria tributária.

Aponta ainda que o projeto encaminhado pela prefeitura seguia o que foi acordado, concedendo reduções de impostos de cobrança e de serviços. Um de 5% para 2,5% e o outro de 4% para 2%. E que o texto foi modificado levando a alíquota pra menos que 2%, o que seria inconstitucional. Além do mais, aponta a prefeitura, a lei modificada sugeria que o imposto fosse cobrado sobre o lucro líquido da empresa, o que tornaria a arrecadação ainda menor do que permitiria a legislação.

O secretário de Articulação Política da Prefeitura, Ronaldo Guerra, declarou que a prefeitura se compromete a enviar um novo texto à Câmara Municipal de João Pessoa, assegurando incentivos em respeito aos limites legais. "A lei enviada pela prefeitura está totalmente em acordo com o Protocolo de Intenções e foi modificada pelos vereadores, possivelmente, por influência da própria empresa", destacou Guerra. Segundo ele, o prefeito Luciano Agra tem toda disposição para garantir a instalação da empresa e gerar os empregos prometidos, mas não pode fazer isso atropelando as questões legais. "Além disso, a Câmara passou 60 dias para apreciar a matéria, que só foi a plenário no dia 9 de julho".

Para o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico do Estado, Marcos Procópio, a burocracia nos procedimentos da prefeitura vão acabar fazendo com que João Pessoa corra o risco de perder tais investimentos.

“O Governo cedeu o terreno, assegurou a parceria e o que vemos é um atraso que não se justifica, já que em Campina Grande, que teve a mesma operação, já se há perspectiva de aumento no número de vagas de emprego”, declarou. Segundo ele, fica difícil saber “onde termina a burocracia e começa a política”.





Luís Tôrres

EM PITIMBU: Dos 99 candidatos a vereadores, 5 não pode sair e apenas 61 estão aptos a concorrer as eleições; veja quem estar com quem




                             


Já próximo ao corre, corre das eleições e bem coladinho a tradicional campanha de rua, tem candidatos a vereadores ainda no pindura, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Estar em processo de jugamento alguns candidatos a vereadores do municipio de Pitimbu(PB).

Dos 99 candidatos a veredores apenas 61 estão deferidos(aptos) a concorrerem as eleições deste ano no municipio praieiro, segundo o TSE. No DivulgaCand os candidatos podem acompanhar todo o processo.

Desses 61 aptos a concorrer as Eleições, 21 candidatos que apoia Rafael Mauricio(PSDB) estão ok com a justiça eleitoral até agora, em apoio ao também candidato a prefeito Leonardo Barbalho(PSD) estão aptos 17 candidatos a vereadores.

Com os seus também 17 candidatos legais com o TSE Joelson de Pontes(PTdoB) estar tranquilo com a justiça até o momento. Já os 06 candidatos a vereadores que apoia Marquinho É10(PRB) estão prontos para comerçar sua campanha.

Até o momento no sistema do DivulgaCand, foram postados três candidatos inaptos a concorrer as eleições 2012 municipais e duas renúncias, veja quem não pode sar candidato segundo o TSE;






 Todos esses resultados foram pegos no site do TSE, no portal DivulgaCand.

TRT determina multa para Cagepa




TRT determina multa para CagepaA Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) foi responsabilizadasubsidiariamente pelo pagamento de quase meio milhão de Reais em multa pelo descumprimento de decisão condenatória proferida contra aempresa Noroeste Severino Pires – ME, prestadora de serviços da companhia. A decisão foi do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, após analisar recurso da Cagepa contra Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba em 2000.

A prestadora de serviços foi acionada pelo MPT por cometer diversas irregularidades trabalhistas no ano de 1997. A ação civil pública foi uma iniciativa do procurador do Trabalho José Caetano dos Santos Filho. Após esgotados todos os meios possíveis para a cobrança da dívida em relação à devedora principal, o MPT responsabilizou a Cagepa como devedora subsidiária que poderá, posteriormente, postular o ressarcimento dos prejuízos causados pela contratada.

Para o MPT, a administração pública, ao contratar empresas prestadoras de serviço, deve selecionar cautelosamente aquelas idôneas, já que está sujeita a arcar com o ônus de más escolhas. O procurador José Caetano lembra que o inadimplemento do empregador originário dos terceirizados faz surgir sobre a administração pública a responsabilidade subsidiária perante os créditos decorrentes da relação de emprego, “por ser o ente público o real beneficiário da força laboral dos obreiros”.





Parlamento

Chateado, substituto de Cielo admite cansaço na reta final




Chateado, substituto de Cielo admite cansaço na reta finalMarcelo Chierighini teve a difícil missão de substituir o principal nadador brasileiro, Cesar Cielo, no revezamento 4x100 m medley, na manhã desta sexta-feira, no Centro Aquático dos Jogos Olímpicos de Londres. Porém, mesmo com Thiago Pereira, Felipe França e Kaio Márcio, a equipe do Brasil não conseguiu avançar à final da modalidade. Chierighini admiitu cansaço na reta final da prova, por conta do forte ritmo logo que pegou o revezamento.

"Peguei em oitavo (lugar) e sabia que tinha que passar forte para tentar pegar (final). Mas realmente cansou bem no final, forcei um pouco a ida e deu uma pesada", afirmou Marcelo.

O nadador comentou ainda a eliminação nos 4x100 m livre e admitiu que a equipe brasileira precisa conversar e treinar ainda mais para tentar melhores resultados.

"Realmente estou chateado. Começou no 4x100 m livre em que não tivemos um resultado muito bom também. Agora é analisar, ver o que a gente fez errado, como foram as trocas, falar com os técnicos e pensar na próxima", afirmou.

A gente sabia que esse revezamento seria até mais difícil que o 4x100 m livre. Na hora a gente sempre acredita, mas realmente não saiu", completou.

Cielo não participou dos revezamentos para se poupar para as provas individuais dos 100 m livre e dos 50 m livre da Olimpíada. Nos 100 m, apesar de ter chegado à final, Cielo não conseguiu chegar ao pódio. Resta agora a final dos 50 m livre, que será disputada ainda nesta sexta, às 16h09 (de Brasília).




Terra

Joelma, do Calypso, diz para fã se converter e virar homem




Joelma, do Calypso, diz para fã se converter e virar homemUm vídeo publicado ontem no Youtube, com o título "Joelma Calypso mandando fã gay casar e ter família feliz", mostra conversa entre a vocalista da banda paraense e um fã na saída de um aeroporto. Joelma diz ao garoto: "Vai se converter, vai virar homem, vai casar, ter filhos".

Ele responde: "Eu vou adotar um".

Assista ao vídeo:




A artista diz que o aconselhado "vai dar muita alegria para o seu pai e sua mãe", e ele afirma: "Eu já dou, do jeito que eu sou". Ela acrescenta: "Sem contar papai do céu, que vai ficar assim com você, maravilhado." Várias reproduções do vídeo já aparecem no Youtube. A mais antiga foi postada pelo usuário "baileiroh".

Na página da banda no Twitter, a cantora falou sobre o vídeo, dizendo se tratar de uma brincadeira.“Se eu fosse preconceituosa meu melhor amigo não seria um gay. Aroldo (nome de guerra, Velany)”, escreveu.

O disco de estúdio mais recente do Calypso é "Meu encanto Vol. 16", de 2011. Uma das músicas tem tema religioso. "Quem é o caminho, a verdade e a vida?/ Jesus, Jesus", canta Joelma em "Renascimento".



G1


TSE rejeita pedido de cassação de prefeito da Paraíba




TSE rejeita pedido de cassação de prefeito da Paraíba O prefeito de São José da Lagoa Tapada, Evilásio Formiga Neto, vai permanecer no cargo. Na sessão desta quinta-feira (2), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitaram recurso que pedia a cassação do diploma  de Evilásio Neto por supostamente o candidato ser inelegível na eleição de 2008.

Segundo o autor do recurso no TSE, Jucélio Formiga de Sousa, o prefeito seria inelegível, uma vez que seu vice, José de Araújo, foi assim considerado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) em razão de parentesco com o vice-prefeito anterior. De acordo com Jucélio, o prefeito também deveria ser considerado inelegível, já que a chapa para os cargos é “única e indivisível”.

No entanto, por unanimidade de votos, os ministros do TSE entenderam que a inelegibilidade do vice-prefeito não atinge o prefeito. A decisão dos ministros foi tomada após a presidente do Tribunal, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, apresentar na sessão desta quinta-feira seu voto-vista no plenário. A ministra acompanhou o relator do processo, ministro Gilson Dipp, que negou o recurso de Jucélio Formiga.  

O vice-prefeito José de Araújo foi declarado inelegível pelo TRE da Paraíba por ser irmão de Antônio de Araújo Silva, que foi vice-prefeito do município nas eleições de 2000 e 2004. Pelo artigo 14 da Constituição Federal, são inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos e afins até o segundo grau ou por adoção.

Antes do voto-vista da ministra Cármen Lúcia, os ministros Marco Aurélio, Arnaldo Versiani e Marcelo Ribeiro, que já não integra mais o Tribunal, já haviam votado com o relator em sessões passadas. O ministro Gilson Dipp rejeitou o recurso contra o prefeito por considerar que a inelegibilidade no caso “é pessoal” e, portanto, atinge apenas o vice-prefeito José de Araújo.

O relator afirmou que a inelegibilidade do artigo 14 da Constituição Federal alcança José de Araújo por ele ter se candidatado ao mesmo cargo (vice-prefeito) ocupado por seu irmão nas duas gestões anteriores do município. Porém, o ministro Gilson Dipp disse que essa inelegibilidade é de natureza pessoal e não tem o poder de atingir o mandato do prefeito nem de afetar a legitimidade da eleição de 2008 em São José da Lagoa Tapada.  

Dom Aldo pede fim da parte profana da Festa das Neves




Dom Aldo pede fim da parte profana da Festa das NevesO arcebispo metropolitano da Paraíba, dom Aldo Pagotto, revelou, nesta quinta-feira (02), que a Arquidiocese da Paraíba pedirá, oficialmente, o fim da parte profana da Festa de Nossa Senhora das Neves, que interrompe várias ruas do centro de João Pessoa. “Eu suplico de joelhos para as autoridades repensarem essa parte da festa, assim chamada de profana. Não somos mais uma provinciazinha, uma cidadezinha do interior. Nós somos uma metrópele”, afirmou.


O arcebispo da Paraíba disse que a falta de fiscalização e policiamento de órgãos públicos permite “inconveniências” de todas as formas. Ele relatou que, nesta quarta-feira, às 18h00, na praça São Franciso, no centro Histórico de João Pessoa, participou de inauguração de um memorial e presenciou o tráfico e o uso de drogas. “Eu vi tanto gente traficando como gente pegando drogas. Nós passamos dos limites da permissibilidade e chegamos a uma da baderna”, indignou-se.


Segundo o arcebispo, a festa popular se torna num “verdadeiro inferno”, com a insistência dos parques dediversões com “instrumentos enormes” e por conta da instalação das barracas, onde se promovem “cachaçada em todo a extensão da avenida Visconde de Pelotas”.


Dom Aldo estranha que ainda tem gente que “alcovita e protege esses pobres comerciantes, que poderiam ter seus espaços em outros lugares’ Ele citou, como exemplo, ao redor do estádio Almeidão. “Nós teríamos outros espaços como grandes cidades têm”, disse.


A Arquidiocese vai pedir à Prefeitura de João Pessoa que não realize mais a parte profana da Festa das Neves no centro da Capital. “Dessa vez eu vou protocolar um ofício, porque é necessária uma representação oficial e, quem sabe, um abaixo-assinado das pessoas que possam aderir a essa ideia de se repensar essa festa em outros lugares, que nós temos de sobra aqui na Capital”, afirmou dom Aldo. 


Correio

IBOPE: Gabriela tem recorde negativo




IBOPE: Gabriela tem recorde negativoA novela <i>Gabriela</i> (Globo) vem perdendo fôlego. Regravada para tentar emplacar o novo horário das 23h da Globo para novelas, a novela teve recorde negativo e metade da audiência da estreia.    

Na quarta-feira (1/8), ela marcou apenas 15 pontos no ibope (cada ponto corresponde a 60 mil domicílios na Grande São Paulo).    

É o recorde negativo da trama de Walcyr Carrasco. Até então, o pior índice tinha ficado em 17 pontos.    

O total de audiência obtida na quarta-feira é exatamente a metade da audiência da estreia, em 18 de junho.    

A trama se passa na década de 1920 e é protagonizada por Juliana Paes, que contracena com Humberto Martins, Antonio Fagundes, Marcelo Serrado e Ivete Sangalo.




R7

Novo casal: Marcos Palmeira engata romance com Maria Paula




Novo casal: Marcos Palmeira engata romance com Maria PaulaHá um novo casal famoso na praça: Marcos Palmeira e Maria Paula.    

O ator da Globo e a ex-musa do Casseta e Planeta estão juntos, mas ainda não querem assumir o romance em público.    

Estão fazendo de tudo para serem bem discretos.    

Eles têm se refugiado na fazenda de Marcos para evitar paparazzi.    

Pelo visto, ele está apaixonado.    

Ainda bem que o ator é diferente do safado Sandro da novela, né?    

Tomara!  



R7