Pitimbu Clik

Idealizador Do Blog
Victor Mateus

sábado, 14 de junho de 2014

Santos anuncia contratação de Souza




Santos anuncia contratação de Souza Nesta sexta-feira, o Santos anunciou o acerto com o volante Souza, do Cruzeiro. O jogador chega à Vila Belmiro por empréstimo e ficará até o fim do Campeonato Paulista de 2015. A nova contratação vai se apresentar no próximo dia 16 de junho, junto com o restante do elenco, que descansa em função da disputa da Copa do Mundo no Brasil.

O clube alvinegro e o mineiro não envolveram valores na transação, sendo o Santos responsável por efetuar o pagamento do salário do jogador. Souza chega na tentativa de suprir a ausência do meia Cícero, vendido ao Fluminense.

Além dele, Oswaldo de Oliveira conta com: Arouca, Alison, Alan Santos, Renato, Lucas Lima e Leandrinho para o setor de meio-campo. Lucas Otávio e Léo Cittadini estão emprestados. O primeiro no Paraná e o segundo na Ponte Preta.

Confira a ficha técnica de Souza:

Nome completo: Elierce Barbosa de Souza Posição: Volante Data Nascimento: 08/03/88 Naturalidade: Posse (GO) Altura: 1,83 m Peso: 75 kg Carreira: Ceilândia-DF (2007), Brasília-DF (2007), D. Pedro II-DF (2008), Palmeiras-SP (2008/2009), Ponte Preta-SP (2010), São Caetano-SP (2011), Náutico-PE (2012), Palmeiras-SP (2013), Cruzeiro-MG (2006/2014)



IG

Kléber será apresentado no Vasco




Kléber será apresentado no Vasco O atacante Kleber Gladiador é esperado pela diretoria do Vasco para a realização de exames médicos na próxima segunda-feira. O jogador estava nos Estados Unidos passando férias. Se tudo ocorrer dentro da normalidade com os exames, o atleta será apresentado na mesma semana aos torcedores.

Com a data dos exames, acaba uma novela que vinha se arrastando desde o mês passado. A chegada do Gladiador é vista como um dos trunfos da atual diretoria para ter um pouco mais de sucesso nas eleições de 6 de agosto.

Os detalhes da negociação não foram reveladas. O Vasco vai pagar apenas um quarto do salário do atleta, percentual que cabe dentro do teto estipulado pelo clube para o pagamento do salário dos jogadores. O restante vai ser pago pelo Grêmio, que receberá, em troca, também por empréstimo até 31 de dezembro, o volante Fellipe Bastos, que também deverá realizar exames médicos em Porto Alegre.

Para conseguir concretizar a negociação, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, precisou usar ainda seu bom relacionamento com dirigentes do Cruzeiro, dono de metade dos direitos federativos de Kleber.

Apesar de a negociação ter culminado com a liberação de Fellipe Bastos, dificilmente o clube vai ao mercado em busca de um novo volante. Isso porque o técnico Adilson Batista conta com boas opções para o setor, como Pedro Ken, Fabrício e o argentino Pablo Guiñazú.

Kleber Gladiador já vai chegar ao Vasco contando com o carinho de alguns jogadores. Ele é amigo pessoal do zagueiro Rodrigo, com quem foi flagrado em um jantar familiar nos Estados Unidos.

O elenco do Vasco está de férias até a próxima segunda-feira, quando os jogadores se reapresentam e começam a preparação para a sequência da Copa do Brasil e da Série B do Campeonato Brasileiro. Na próxima segunda-feira, o plantel parte para um período de treinos de uma semana em Pinheiral (RJ), utilizando inclusive a estrutura do Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). Depois acontece o período de uma semana de treinos no Rio de Janeiro, enquanto que no dia 2 de julho o destino dos vascaínos será Atibaia (SP).


IG

Barbosa nega pedido de Valério para pagar multa com bens bloqueados




Barbosa nega pedido de Valério para pagar multa com bens bloqueadosO presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, rejeitou nesta sexta-feira (13) pedido do empresário Marcos Valério para desbloquear seus bens para pagar a multa de R$ 4,44 milhões, definida na condenação a 37 anos e cinco meses de prisão na Ação Penal 470, o processo do mensalão.


Segundo Barbosa, os bens de Valério devem continuar indisponíveis para que sejam usados no ressarcimento dos cofres públicos.


A defesa do empresário alega que ele não tem como pagar a multa porque suas contas bancárias estão bloqueadas. Para Barbosa, a medida adequada é venda de imóveis comprados por Valério e a transferência dos valores para os cofres públicos.


“O objetivo da medida constritiva consistiu em tornar indisponíveis os bens adquiridos no período da prática dos delitos, bem como bloquear o levantamento dos valores existentes nas contas das empresas envolvidas nos crimes apurados na Ação Penal 470. Assim, não pode o apenado pretender obter a liberação dos valores contidos na conta da empresa 2S Participações, que foram bloqueados para impedir que o acusado obtivesse proveito econômico com a prática dos delitos”, decidiu Barbosa.



IG com Agência Brasil

Inglaterra e Itália duelam tentando superar condições adversas




Inglaterra e Itália duelam tentando superar condições adversasTemida desde o dia 6 de dezembro de 2014, quando o sorteio da Copa do Mundo definiu os grupos e os locais de todas as partidas, a estreia de Inglaterra e Itália no Mundial acontece neste sábado. Na Arena da Amazônia, localizada na quente e úmida Manaus, os europeus duelam, às 19 horas (de Brasília), pela primeira rodada do Grupo D.

Como não bastasse o temor de ambos os lados por enfrentar um adversário tradicional logo na estreia, as condições meteorológicas da capital do Amazonas ocuparam lugar de destaque no noticiário dos dois países.

“Vamos jogar no meio da selva. Isso é algo diferente para todos nós. Mas vamos lidar com tudo o que vier”, exagerou o goleiro Joe Hart, que será o responsável por proteger a meta da Inglaterra neste sábado.

Além das altas temperaturas, as condições físicas da Arena da Amazônia também viraram motivo de preocupação. O gramado, que teria sido prejudicado por um fungo, apresentou algumas falhas nos últimos dias. Enquanto a imprensa inglesa chamou atenção para o problema, a Fifa fez questão de dizer que o campo terá condições perfeitas no momento do jogo.


No grupo considerado o mais difícil da competição (que ainda conta com Uruguai e Costa Rica), os ingleses pretendem superar as adversidades para vencer uma partida considerada crucial.

“O primeiro jogo é sempre importante, precisamos de um bom resultado. O grupo é difícil, mas com o elenco que temos, acredito que nos sairemos bem”, afirmou o meia Milner, que deve começar a partida no banco de reservas.

No lado oponente, o discurso é o mesmo. Preocupado principalmente com as jogadas aéreas dos ingleses, o zagueiro Andrea Barzagli vê a estreia como um jogo-chave.

“Não podemos nos esquecer que esta partida pode ser determinante em termos de grupo. O clima pode prejudicar os dois lados, mas não acredito que algum dos times se contentará com um empate”, disse o defensor.


Na Itália já é certo que o técnico Cesare Prandelli não poderá contar com o lateral esquerdo De Sciglio, que sofreu lesão muscular na coxa esquerda durante o treino da última quinta-feira. Em seu lugar, deve entrar o zagueiro Barzagli, que forçará o deslocamento de Chiellini para a lateral-esquerda. Já o goleiro Buffon, após torcer o tornozelo, pode ser substituído por Sirigu.

Pelo lado da Inglaterra, o técnico Roy Hodgson ainda não sabe se terá à sua disposição o atacante Welbeck, que ainda sofre com as dores na coxa direita. Caso o jogador do Manchester United não possa atuar, o mais provável é que Sterling ganhe uma oportunidade.


Fotos: AFP

Gazeta Esportiva

Bandidos arrombam agência do Pag Fácil e levam cofre




Bandidos arrombam agência do Pag Fácil e levam cofre Uma agência do Pag Fácil foi alvo de bandidos na madrugada deste sábado(14) no bairro Colinas do Sul, em João Pessoa.

Homens não identificados arrombaram a agência, cortaram a fiação do sistema de monitoramento de câmeras e pegaram o computador onde ficam armazenadas as imagens. Depois levaram o cofre onde estava todo o dinheiro, cujo valor não foi revelado.

De acordo com o proprietário do estabelecimento, que não quis se identificar, o cofre era muito pesado e para arrastá-lo seria necessários, pelo menos quatro homens. A polícia foi acionada, mas ainda não prendeu nenhum dos acusados.


Exército e Marinha selecionam para 2,5 mil vagas




Exército e Marinha selecionam para 2,5 mil vagas
O Exército e a Marinha estão com oito concursos abertos que oferecem um total de 2.500 vagas. Existem oportunidades para todos os níveis de escolaridade, mas a maioria são para candidatos com nível médio. Os salários não foram informados.

Exército (1) O Exército abriu concurso para 500 vagas para a Escola Preparatória de Cadetes (EsPCEx), para o curso de Formação e Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico. Os candidatos devem ser do sexo masculino; ter nível médio completo, ter altura mínima de 1,60m e entre 17 e 22 anos. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de junho pelo endereço eletrônico www.espcex.ensino.eb.br. As provas serão aplicadas em 30 e 31 de agosto.

Exército (2) O Exército abriu concurso para o Exame de Admissão os cursos de Formação de Sargentos de Saúde e Músicos, com início em maio de 2015. São 80 vagas para saúde e 80 para músicos. O candidato deve ter concluído o ensino médio e ter entre 17 anos e 25 anos de idade em 31 de dezembro de 2015. As inscrições devem ser feitas até 7 de julho pelo site www.esa.ensino.eb.br. O processo seletivo terá exame de escolaridade, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e análise e validação documental.

Exército (3) O Exército abriu concurso para 1.380 vagas no curso de formação de sargentos na Escola de Sargentos das Armas. As áreas são de combatente/logística-técnica, aviação, música e saúde. A área com maior número de vagas é a de combatente, com 1.220. O curso terá início em abril de 2015 e término em dezembro de 2016. As inscrições devem ser feitas até 7 de julho pelo site pelo site www.esa.ensino.eb.br. O exame intelectual será realizado dia 12 de outubro.

Exército (4) O Exército abriu concurso público com 65 vagas de nível superior, para o Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar em 2015. Os candidatos precisam ter, no máximo, 36 anos e estatura mínima de 1,60m para o sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino. As inscrições devem ser feitas até 8 de agosto pelo site www.esfcex.ensino.eb.br. A prova escrita está prevista para 14 de setembro.

Marinha (1) A Marinha abriu concurso público para admissão na Escola Naval. São 46 vagas, sendo 34 para o sexo masculino e 12 para o sexo feminino, para o Corpo de Intendentes. Os candidatos devem ter 18 anos completos e menos de 23 anos (no dia 1º de janeiro de 2015), e ensino médio completo. As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de julho pelos sites www.ingressonamarinha.mar.mil.br ouwww.ensino.mar.mil.br. O curso começa em 4 de fevereiro de 2015.

Marinha (2) A Marinha abriu concurso público para 40 vagas no Quadro Técnico de Praças da Armada no Corpo de Praças da Armada 2014 (CP-QTPA/2014). O candidato deve ser do sexo masculino; ter 18 anos completos e menos de 25 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro de 2015; ter concluído ou estar concluindo o curso técnico de nível médio relativo à área técnica à qual concorre. As inscrições devem ser feitas até 7 de julho pelos sites www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br. O início do curso está previsto para 30 de março de 2014.

Marinha (3) A Diretoria de Ensino da Marinha abriu concurso público com 230 vagas para o ingresso no Colégio Naval. Para participar da seleção, os candidatos devem ter nível fundamental completo, 15 anos completos e menos de 18 anos no primeiro dia do mês de janeiro de 2015. As inscrições podem ser feitas até 28 de julho pelos sites www.ensino.mar.mil.br e www.ingressonamarinha.mar.mil.br. O curso tem início no dia 10 de fevereiro de 2015.

Marinha (4) A Marinha divulgou dois editais de concurso público para um total de 79 vagas. São 73 vagas de nível superior para o quadro de corpo de engenheiros e 6 para capelães navais. Todos os candidatos passarão por curso de formação. As inscrições devem ser feitas até o dia 24 de julho pelos sites www.ingressonamarinha.mar.mil.bre www.ensino.mar.mil.br. A data da prova ainda será divulgada.



180 Graus

sexta-feira, 13 de junho de 2014

SÃO JOÃO: homem é assassinado a facadas em frente ao palco principal do Parque do Povo




                                  SÃO JOÃO: homem é assassinado a facadas em frente ao palco principal do Parque do Povo

O que seria apenas uma comemoração da primeira vitória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014, aliada aos festejos juninos, terminou em morte. A noite do dia dos Namorados foi violenta em Campina Grande. Um homem foi assassinado a facadas em frente ao palco principal do Parque do Povo.

A vítima segundo apurou a polícia, foi ), José Ribamar da Costa, 33 anos, que morava no Bairro Bela Vista. O crime aconteceu por volta 02h30 da madrugada desta sexta-feira (13). José Ribamar da Costa, foi assassinado em frente ao palco principal do PP com dois golpes de faca, sendo um no pescoço e outro no abdome. Ele estava próximo do palco quando toda a confusão aconteceu.

Ribamar ainda chegou a ser socorrido pelo SAMU para o Hospital de Emergência e Trauma, mas antes de chegar ao hospital, acabou morrendo. A polícia não tem pistas do assassino, e ainda não soube informar os motivos do crime. Este ano em Campina Grande já foram registrados 71 homicídios, sendo quarto do mês de junho.





PBAgora

Funcionária de call center em CG é estuprada na saída do trabalho




Funcionária de call center em CG é estuprada na saída do trabalhoUma operadora de telemarketing, de 21 anos, foi estuprada por volta das 21h dessa quinta-feira (13) em Campina Grande. Segundo informações da polícia a moça havia saído do trabalho e esperava o ônibus, quando foi abordada por um homem, que a levou até as imediações do Colégio Panorama e praticou violência sexual.

Abalada com a violência, a vítima pediu ajuda a populares que comunicaram o caso a polícia. Uma viatura se dirigiu até o local, fez diligências, mas não conseguiu localizar e prender o acusado.

Colunista nacional critica abertura da Copa e enaltece São João de CG




Colunista nacional critica abertura da Copa e enaltece São João de CGO colunista Bruno Astuto, da Revista Época, escreveu um artigo criticando a cerimônia de abertura da Copa do Mundo, ao mesmo tempo que enaltece as qualidades do São João de Campina Grande.

Em suas palavras ele disse: “achei o estádio bilionário feiíssimo, o balé de abertura de uma pobreza vergonhosa, o jogo bem fraco e cheio de lances duvidosos e essas manifestações atingindo jornalistas, uma selvageria”.

Citando a festa campinense, ele disse que o Brasil sabe fazer espetáculos grandiosos sem buracos.

“A quem interessar possa entre os gringos desses eventos internacionais, selecionei algumas inspirações - e olha que o corpo de baile vai para o palco praticamente sem ensaio. São elas: Parintins, Sambódromo do Rio, carnaval de Olinda e as festas juninas de Campina Grande. Todas elas são grandes disputas em que conta uma coisa chamada evolução. Um buraquinho no palco e a escola, a quadrilha e o boi são desclassificados”.




Fonte: Da Redação

Greve na estreia da Copa em Natal




Greve na estreia da Copa em NatalOs motoristas e cobradores de ônibus vão manter a greve dos ônibus nesta sexta-feira (13), dia do jogo entre México e Camarões - o primeiro da Copa do Mundo em Natal. A categoria não aceitou uma proposta sugerida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e está com as atividades paralisadas desde à 0h desta quinta (12). Os trabalhadores pedem um reajuste salarial de 16% e a elevação do valor do vale alimentação do motorista de ônibus de R$ 197,35 para R$ 450. Essa será a primeira vez que Natal vai receber um jogo de Copa.

Em decisões judiciais publicadas nesta quinta e sexta, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) estabeleceu percentuais mínimos de circulação das frotas de ônibus metropolitana e municipal - de 70% em horários de pico (5h e 9h e de 16h às 20h) e 50% nos demais horários. A greve não deve surtir efeito nesta sexta. Isso porque o Governo do Estado e Prefeitura de Natal decretaram ponto facultativo nos dias de jogos em Natal.

Transporte público na Copa A Prefeitura de Natal montou um esquema especial de transporte para esta sexta. Além disso, a secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Elequicina Santos, afirmou que irá autorizar o uso de transportes alternativos, como escolares e vans, para o transporte de passageiros. Os detalhes sobre a portaria serão publicados no Diário Oficial do Município. O motorista que desejar se cadastrar, deve procurar a Central do Usuário da Semob, na Esplanada Silva Jardim, no bairro da Ribeira, na zona Leste.

No esquema especial montado pela prefeitura, quatro linhas ligarão as áreas de estacionamento com a Arena das Dunas e mais duas ligarão a Via Costeira com o local do Fifa Fan Fest. Também existirão linhas com atendimento direto para a Arena.

Para os torcedores, o campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), localizado a menos de 1 km da Arena das Dunas, abrigará o maior número de carros. O tempo médio até o estádio é de 11 minutos a pé, segundo a Prefeitura. O torcedor poderá ainda deixar o seu veículo na área externa do Presépio de Natal (ginásio Marcelo Carvalho - DED), em Candelária, e no Caic de Lagoa Nova. Saindo a pé de ambos, o caminho até o estádio (menos de 1 km) dura de 5 a 10 minutos.

Outras opções são o parque da Ceasa e o Sesi, em Lagoa Nova, além do estacionamento do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (IFRN), na Avenida Salgado Filho, no Tirol. Em cada uma das áreas, um grupo de voluntários da Fifa estará presente para dar informações e apontar os melhores caminhos para chegar ao estádio.

O campus universitário vai dispor de 2.100 vagas, sendo 2.000 para carros e 100 para ônibus. O Sesi terá espaço para 256 automóveis e o Caic poderá receber 210 carros. O estacionamento do IFRN receberá 200 veículos. O parque da Ceasa, com 100 vagas, e o Presépio de Natal, com 90 vagas, fecham a lista. Em todos os seis pontos, o torcedor terá a opção de utilizar gratuitamente uma linha circular de ônibus, a qual ele terá acesso mediante apresentação do ingresso da partida que estiver acontecendo no dia.



G1

Playback na abertura da Copa vira piada




Playback na abertura da Copa vira piadaA abertura da Copa do Mundo 2014 já repercutiu mundialmente e não foram somente os brasileiros que ficaram decepcionados. A cerimônia, que aconteceu na tarde desta quinta-feira (12) na Arena Corinthians, foi descrita como fraca pelos veículos internacionais.


Além das observações negativas com relação ao excesso de números de dança, o fato de Claudia Leitte, Pitbull e Jennifer Lopez terem cantado com playback virou motivo de piada.


Confira abaixo alguns comentários:


“Se você está no Brasil e sabe dançar, entre em contato com a organização e eles vão arrumar um lugar pra você na cerimônia de encerramento” – BBC


“Eles ainda estão dançando. Imagine a cerimônia de abertura das Olímpiadas de Londres, em 2012, mas com pelos menos 90% de pessoas a menos. Ou fogos de artifícios. Ou banda. Ou qualquer coisa realmente impressionante” – BBC


"A bola abriu. Claudia Leitte, intérprete da música oficial, surgiu de dentro dela. Ela estava cantando sozinha até que, do meio do nada, J.LO e um homem chamado de Pitbull surgiram debaixo da órbita para se juntarem a ela. Eles ficaram ali por um tempo” – The Guardian


“Está tudo muito bonito, mas eu não consigo parar de pensar que teria sido melhor se eles tivessem colocado o Neymar em campo pra fazer duas horas de embaixadinhas, apenas. Ao invés disso, eles continuam dançando” – The Guardian


“Agora tem uns barcos em campo. O foco é a Amazônia. Um garoto está sendo carregado no ar dentro de um barco de madeira e está dando um show fingindo que rema” – The Guardian


“A cerimônia de abertura da Copa confirma que tem mais conexão de internet em um barco no Amazonas do que na Arena Corinthians. Nem o Tinder Funciona” – El Mundo



O Fuxico

Sousa vai à Justiça Desportiva tentar paralisar as semifinais do Paraibano




Sousa vai à Justiça Desportiva tentar paralisar as semifinais do ParaibanoSe depender do presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, as semifinais do Campeonato Paraibano não vão acontecer neste fim de semana. O dirigente do time sertanejo garantiu nessa quinta-feira que o clube vai entrar, tanto no Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD-PB), quanto no Superior Tribunal (STJD), com um mandado de garantia para paralisar o campeonato. Aldeone não quer que a competição continue até que a Federação Paraibana de Futebol se pronuncie oficialmente sobre o possível caso dos contratos irregulares dos jogadores do CSP.

O Sousa alega, juntamente com o Auto Esporte e a Queimadense, que o presidente do conselho deliberativo do Tigre, Josivaldo Alves, não poderia ter respondido como presidente do clube e nem assinado os contratos dos jogadores. E que dessa forma, o CSP jogou irregularmente o Campeonato Paraibano. Por conta disto, Aldeone acredita que a Junta Administrativa foi negligente no caso e sequer respondeu aos pedidos de esclarecimentos feitos pelas equipes.

- Foi muita irresponsabilidade dessa Junta Administrativa. Desde o começo da semana nós protocolamos um documento, junto com Auto Esporte e Queimadense, para que eles dessem uma posição sobre o caso e até agora não tivemos nenhuma resposta. Vamos até o fim nesse caso. Mesmo que a rodada não seja cancelada, vamos pedir indenização a essa Junta. Estamos confiantes de que vamos continuar e jogar as semifinais do Paraibano - disparou.

O mandatário do Dinossauro do Sertão ainda acusou a Junta Administrativa de estar favorecendo o Botafogo-PB com essa decisão de marcar as datas da semifinal para este domingo. Na tarde desta quinta-feira, a FPF, após algumas mudanças de discurso, acabou confirmando os jogos de ida da semifinal para esse domingo.

- Essa Junta vem favorecendo o Botafogo-PB desde sempre. Eles não querem enfrentar o Sousa, por isso estão fazendo vista grossa em relação a essa irregularidade do CSP. Ariano sabe que o CSP está errado e que essa procuração é totalmente inválida. Pela legalidade do futebol, o Sousa era para estar nessa semifinal - completou o dirigente.

Caso o Sousa não consiga nenhuma liminar adiando as semifinais, os jogos acontecem nesse domingo. No Almeidão, o Botafogo-PB encara o CSP, às 17h. No mesmo horário, o Campinense encara o Auto Esporte, sendo que no Amigão. O sorteio da arbitragem para as partidas está marcado para a tarde desta sexta-feira.




Globo Esporte

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Bancos indenizarão clientes por tempo máximo em fila




Bancos indenizarão clientes por tempo máxima em fila Recentemente, a Lei Municipal nº 4.330 (Lei das Filas), em vigor desde dezembro de 2005, passou por uma reforma e teve a redação do seu artigo 1º alterada. Além das agências bancárias, supermercados e lojas de departamentos, a legislação passa a fiscalizar os atacadões, casas lotéricas e correspondentes bancários de Campina Grande. De acordo com a lei Municipal, os estabelecimentos devem colocar à disposição do consumidor pessoal suficiente no setor de caixas para que o atendimento seja feito em tempo hábil, respeitando a dignidade e o tempo dos usuários. O tempo de atendimento em dias normais não deve ultrapassar 20 minutos. Nas vésperas e após os feriados prolongados, em dias de pagamentos de funcionários públicos municipais, estaduais e federais, a lei estabelece que o tempo não deve ser superior a 35 minutos. Além desta modificação, a Lei da Fila ganhou, no último dia 03 de junho, mais um reforço na luta pelo cumprimento da legislação. A partir de agora, além das multas aplicadas pelo Procon, ficam as instituições bancárias obrigadas a indenizar os usuários quando estes forem atendidos no tempo superior ao limite máximo prevista pela lei. A determinação é da Lei Estadual nº 10.323, de 03 de junho de 2014, que dispõe sobre o pagamento de indenização pelas instituições bancárias aos seus usuários. Considera-se usuário da instituição toda pessoa física ou jurídica que esteja em atendimento pelos caixas, independente de ser ou não cliente do banco. Para facilitar o registro do tempo de atendimento, os bancos deverão emitir uma senha para o usuário na qual esteja registrado o horário de chegada. A senha será devolvida ao consumidor, autenticada após o atendimento nos caixas. O usuário que se sentir prejudicado pela demora no atendimento, de posse da senha autenticada, deverá comunicar o fato ao gerente da instituição ou a qualquer funcionário designado para receber a reclamação, e solicitar o pagamento da indenização, que deverá ser feito em até 48 horas. O valor da indenização estabelecido pela Lei será o equivalente a 30 URF – PB, vigente na data do atendimento, por cada usuário atendido em horário excedente ao estabelecido em lei. Caso o pagamento não seja realizado no prazo de 48 horas, o consumidor terá direito ao pagamento em dobro. O Procon Municipal de Campina Grande já iniciou, na manhã desta quarta-feira 11, a notificação aos bancos, informando sobre a nova legislação em vigor. “O órgão agirá de acordo com a lei, apoiando seu cumprimento e auxiliando o consumidor no que for possível”, assegura o coordenador do Procon, Paulo Porto.

Alteração no horário diferenciado das agências de Correios




Alteração no horário diferenciado das agências de CorreiosComo medida de segurança, visando adequar o horário de atendimento das agências de Correios na Paraíba junto ao da rede bancária, hoje, dia do primeiro jogo  do Brasil na Copa, as agências irão fechar às 13h e não às 16h, conforme divulgação anterior.




Correios

Casamento coletivo vai reunir 150 casais no Parque do Povo




Casamento coletivo vai reunir 150 casais no Parque do PovoO casamento coletivo, evento que faz parte da programação  oficial do Maior São João do Mundo, será realizado nesta sexta-feira (13), a partir das 19hs, na Pirâmide do Parque do Povo. São 150 casais que participarão de uma cerimônia civil que será presidida pelo juiz Kéops de Vasconcelos Amaral Vieira Pires. Em edições anteriores, o casamento coletivo era realizado com cerca de oitenta casais, mas, desde 2013, o número foi praticamente duplicado, o que exigiu da organização do evento uma logística mais específica e detalhada. A partir das 13hs, no Centro Cultural Lourdes Ramalho, as 150 noivas estarão sendo produzidas para cerimônia, por uma equipe de 50 profissionais, entre cabeleireiras e maquiadores, que ficarão disponíveis até o inicio da cerimônia. Na edição de 2014, o casamento coletivo disponibilizará para os casais a vestimenta (vestidos e ternos), 150 buquês de noivas, brindes que serão distribuídos pelas Casas Bahia, patrocinadora oficial do evento, bem como álbuns de fotografias, bolos e doces. Roteiro - Saída dos 150 casais do Centro Cultural Lourdes Ramalho em direção à Pirâmide do Parque do Povo, sendo conduzidos pela Cia Livre de Danças Folclóricas, que fará uma apresentação alusiva ao dia 13 de junho, data em que se comemora um dos primeiros santos do ciclo junino, Santo Antonio, o santo casamenteiro; - A Orquestra Filarmônica Epitácio Pessoa entoará os clarins e, em seguida, a Marcha Nupcial para entrada dos casais na Pirâmide; - o juiz de direito Kéops Vasconcelos dará inicio à cerimônia; - Troca das alianças com o momento do “sim”; - Brinde com espumantes; - Fala do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues; - Encerramento com os noivos dançando a Marcha Junina, momento de confraternização com os familiares e amigos.



Secom-CG

Após eliminação do Estadual, Treze deverá passar por drásticas mudanças




Após eliminação do Estadual, Treze deverá passar por drásticas mudanças Após a vexatória despedida do Campeonato Paraibano, sendo goleado por 4 a 1 pelo CSP, o Treze vai passar por "mudanças drásticas" nos próximos dias. O técnico Givanildo Oliveira, deixou claro em entrevista coletiva, na noite desta quarta-feira, no Estádio Presidente Vargas, que o time será reformulado.

Sempre  direto e sincero com as palavras, o comandante alvinegro falou de algumas providências a serem tomadas. - Nós temos que fazer mudanças e serão mudanças drásticas. É uma necessidade. Teremos um recesso agora que será excelente para o time e para mim também, que vou poder trabalhar melhor o time. Vamos ter que contratar jogadores e arrumar a casa - pontuou. Conforme uma fonte, cerca de 14 jogadores serão dispensados, informação que não foi confirmada oficialmente.

O Jogo - O Treze se despediu de forma melancólica do Estadual. Jogando em pleno estádio Presidente Vargas, o Galo deu um verdadeiro vexame diante de sua torcida. Ainda alimentando o sonho da classificação, o time acabou sendo goleado pelo CSP por 4 a 1, nesta quarta-feira, e deu adeus a competição. Os gols do Tigre foram marcados por Hélio Paraiba (2), Soares e Lima. Douglas fez o gol de honra dos trezeanos. Com a eliminação do Paraibano, o Galo agora se concentra na Série C do Brasileiro, última das quatro competiçoes que tinha este ano. A competição está parada por causa da Copa do Mundo. Com isso, o time só volta a jogar no dia 19 de julho, contra o líder Fortaleza, em Campina Grande.



PBAgora

Veja celebridades que devem vir para a Copa




Veja celebridades que devem vir para a CopaA abertura oficial da Copa do Mundo Fifa 2014 no Brasil será nesta quinta-feira, 12, na Arena Corinthians, em São Paulo. E não faltarão famosos para disputar os holofotes com os craques que estarão correndo atrás da bola nos gramados. Celebridades do mundo inteiro se preparam para assistir no Brasil ao maior evento de futebol do mundo. Confira aqui a lista dos "gringos" que vão curtir a Copa por aqui.


Leonardo DiCaprio ficará hospedado no Rio, no iate Topaz, de propriedade de um sheik árabe. A hospedagem vipérrima tem oito andares, três piscinas e dois helipontos.

Katy Perry também estará entre nós. A cantora americana será torcedora vip convidada para apoiar o jogo da seleção dos Estados Unidos. Katy fixará base em Natal, no Rio Grande do Norte, um dos locais onde o time americano vai jogar. Shakira não deixará de prestigiar o marido, Gerard Piqué. E marcará sua presença no jogo da Espanha contra a Holanda na sexta-feira, 13, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Resta saber se o fofo filho do casal, Milan, de 1 ano, virá com ela.

Gisele Bündchen e o marido, Tom Brady, estarão aqui para assistir juntos no Maracanã à final da Copa do Mundo. O evento acontecerá no dia 13 de julho.

Claro que David Beckham não faltaria! Depois de visitar o Rio em março e filmar na Amazônia, sua presença na Copa é mais do que garantida. Ele ainda deve trazer a família: a mulher, Victória e os quatro filhos, Brooklyn, Romeo, Cruz e Harper, devem se encontrar com ele em breve. Beyoncé e Jay-Z não são nem tão fãs de futebol, mas tudo leva a crer que também darão pinta por aqui. O responsável pela vinda do casal seria David Beckham, que os teria incentivado a vir ao Brasil após falar maravilhas da grande festa do futebol.

Kim Kardashian e Kanye West aproveitam a lua de mel para assistir à Copa do Mundo. Depois de curtirem a Europa, eles também devem passar pelo Brasil. O pretexto de Kim seria acompanhar o marido, que fará uma ação duarante o evento. Jennifer Lopez cantará a música oficial da Copa no Brasil, "We Are One (Ole Ola)", ao lado de Claudia Leitte e do rapper Pitbull. Sua apresentação será na abertura dos jogos nesta quinta-feira, 12, na Arena Corinthians, em São Paulo.

Claro que ele não poderia deixar de prestigiar a seleção inglesa. O Princípe Harry também vem para a Copa, representando a realeza britânica. O primeiro jogo da Inglaterra será contra a Itália, em Manaus, no sábado, 14.




A eterna estrela de "Uma linda mulher" deve vir ver de perto a atuação da seleção dos Estados Unidos. Julia Roberts torcerá pela seleção de seu país contra Gana na segunda-feira, 19, em Natal.



Outro nome de peso no Brasil é o do ator Robert De Niro. Há rumores de que o astro de "Touro Indomável" , "Os Intocáveis", "Cassino" e muitos outros sucessos também virá torcer de perto pela seleção norte-americana.

Mick Jagger, que tem fama de pé frio desde que assistiu às eliminações de Estados Unidos e Inglaterra na África do Sul, também virá para a Copa. Provavelmente o líder dos Rolling Stones terá o filho Lucas, do relacionamento com a apresentadora Luciana Gimenez, ao seu lado.

Chael Sonnen anuncia aposentadoria do MMA; Belfort não luta no UFC 175




Chael Sonnen anuncia aposentadoria do MMA; Belfort não luta no UFC 175O polêmico Chael Sonnen anunciou o fim de sua carreira no MMA. Nesta terça-feira, um dia após ser pego no exame antidoping do UFC 175, o norte-americano revelou sua decisão no programa UFC Tonight, no qual é o apresentador oficial. “Quero anunciar oficialmente minha aposentadoria como atleta”, resumiu.



O lutador, que sofre de hipogonadismo (deficiência na produção de testosterona), voltou a reclamar da proibição da TRT – Tratamento de Reposição Hormonal – que foi recentemente banido pela Comissão Atlética de Nevada (órgão que regula os eventos do UFC em Las Vegas). Sonnen afirmou que fez a ingestão de anastrozol e clomifeno, substâncias flagradas em seu exame, pois era parte do tratamento de fertilidade. Chael confirmou que após várias tentativas sua esposa conseguiu engravidar após o tratamento e espera o primeiro filho do casal.


Chael Sonnen pendura as luvas com 37 anos e um histórico profissional de 28 vitórias, 14 derrotas e um empate. Ex-campeão do extinto WEC, o norte-americano ganhou fama em todo o mundo por suas declarações polêmicas e provocativas. Maior rival de Anderson Silva. enquanto o brasileiro reinou dentro do UFC, ele esteve perto de bater o Spider no UFC 117, mas acabou finalizado faltando pouco mais de um minuto para o fim do duelo. Na revanche, ele voltou a dominar Anderson no primeiro round, porém, assim como aconteceu no primeiro encontro, ele acabou perdendo na segunda parcial.


Além disso, o programa revelou que Vitor Belfort, adversário de Sonnen no UFC 175, foi retirado do card, pois a organização não conseguiu encontrar um substituto para o combate.



Superlutas

Barbosa manda seguranças retirarem advogado de Genoino do plenário




Barbosa manda seguranças retirarem advogado de Genoino do plenárioO presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, mandou hoje (11) seguranças da Corte retirarem do plenário o advogado Luiz Fernando Pacheco, que defende o ex-deputado José Genoino.


Barbosa deu a ordem após Pacheco subir à tribuna para pedir que o presidente libere para julgamento o recurso no qual Genoino diz que tem complicações de saúde e precisa voltar a cumprir prisão domiciliar. No momento, os ministros estavam julgando a mudança no tamanho das bancadas na Câmara dos Deputados.


Ao subir à tribuna e interromper o julgamento para cobrar de Barbosa a liberação do recurso, Pacheco foi questionado pelo presidente: "Vossa Excelência vai pautar? [a Corte]". O advogado respondeu: “Eu não venho pautar. Venho rogar a Vossa Excelência que coloque em pauta, porque há parecer do procurador-geral da República [Rodrigo Janot] favorável à prisão domiciliar deste réu, deste sentenciado. Vossa Excelência, ministro Joaquim Barbosa, deve honrar esta casa e trazer aos seus pares o exame da matéria”, respondeu Pacheco.


Após dizer duas vezes: “eu agradeço a Vossa Excelência”, na tentativa de cortar a palavra de Pacheco, Barbosa determinou a retirada do advogado do plenário. “Eu vou pedir à segurança para tirar este homem”, disse Barbosa.


Ao ser abordado pelos seguranças, o advogado protestou: “isso é abuso de autoridade! Isso é abuso de autoridade”, gritou. Joaquim Barbosa ainda retrucou: “Quem está abusando de autoridade é Vossa Excelência. A República não pertence a Vossa Excelência, nem à sua grei (grupo). Saiba disso.”


No dia 4 deste mês, o procurador Rodrigo Janot enviou ao Supremo parecer favorável ao regime de prisão domiciliar para Genoino. Segundo Janot, o ex-deputado deve voltar a cumprir pena em casa enquanto estiver com a saúde debilitada. Ele foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão em regime semiaberto na Ação Penal 470, o processo do mensalão.


Para o procurador, há dúvidas sobre as garantias de que Genoino terá atendimento médico adequado no Presídio da Papuda, no Distrito Federal, onde está preso. No documento, o procurador lembra que o Estado tem o dever de garantir a integridade física do preso.


Genoino voltou a cumprir pena na Papuda, no mês passado, por determinação do presidente do Supremo. A decisão foi tomada após Barbosa receber laudo do Hospital Universitário de Brasilia. No documento, uma junta médica concluiu que o estado de saúde do ex-parlamentar não era grave.


Segundo os médicos, o quadro de saúde de Genoino não justifica tratamento diferenciado. “Não se expressa no momento a presença de qualquer circunstância justificadora de excepcionalidade e diferenciada do habitual para a situação médica em questão, visando ao acompanhamento e tratamento do paciente em apreço”, diz o laudo.


O advogado Luiz Fernando Pacheco defende que Genoino cumpra prisão domiciliar definitiva. De acordo com Pacheco, Genoino sofre de cardiopatia grave e não tem condições de cumprir pena em um presídio, por ser “paciente idoso, vítima de dissecção da aorta”. Para o advogado, o sistema penitenciário não tem condições de oferecer tratamento médico adequado ao ex-parlamentar.


Genoino teve prisão decretada em novembro do ano passado e chegou a ser levado para a Papuda, mas, por determinação de Barbosa, ganhou o direito de cumprir prisão domiciliar temporária até abril. Durante o período em que ficou na Papuda, o ex-deputado passou mal e foi levado para um hospital particular.



Agência Brasil

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Grupo é preso acusado de matar jovem por causa de R$ 20 e fotografar corpo da vítima na Paraíba




                                    Grupo pela  PC e PM

Um par de chinelos deixado na cena do crime foi fundamental para a prisão, nesta quarta-feira (11), de quatro homens envolvidos em um homicídio na cidade de Alagoinha, no Brejo do estado a 122 km de João Pessoa. De acordo com o delegado da 8ª Seccional da Polícia Civil de Guarabira, Walter Brandão, Marcos André Francisco de Sousa, de 30 anos, foi morto no domingo (8), porque devia R$ 20 ao tráfico de drogas. O corpo da vítima foi fotografado pelo executor.

Diretoria do Treze faz promoção no PV




Diretoria do Treze faz promoção no PVO Treze encerrou na tarde dessa terça-feira (10) os preparativos para o jogo decisivo de hoje, contra o CSP, no Estádio Presidente Vargas.

Na última atividade, o técnico Givanildo Oliveira resolveu fazer apenas um treino recreativo em campo reduzido.

Sem poder contar com os atacantes Jailson e Gláucio, além do volante Léo Bartholo, todos entregues ao Departamento Médico, o treinador tem na volta de Fernandes o principal trunfo para bater o Tigre praiano.

Para se classificar às semifinais do Campeonato Paraibano, além da vitória, o Galo precisa torcer para o Auto Esporte bater o Campinense, em João Pessoa.

Depois do recreativo, alguns jogadores ficaram no gramado, treinando cobranças de falta com barreira móvel. Em entrevista coletiva o polivalente Fernandes disse que está confiante para o jogo e pediu o apoio da torcida.

- Nossa parte nós iremos fazer aqui no PV, que é buscar os três pontos. Mas também ficaremos na torcida para que o outro jogo nos favoreça a venha a classificação. Mais do que nunca precisamos do torcedor ao nosso lado - frisou.

Os valores foram definidos em R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada), nos setores sombra e geral. Para as cadeiras, o valor será de R$ 50,00 (inteira) e R$25,00 (meia entrada). Já as crianças pagam R$5,00 em qualquer setor do estádio.

O clube informa ainda que o portão que divide as arquibancadas sombra e geral estarão abertos, mas o torcedor deverá entrar pelos portões da sombra. O ingressos podem ser adquiridos a partir das 8h desta quarta-feira (11), no anexo da loja do Treze, na rua Marques do Herval, no Centro de Campina Grande, ou nas bilheterias do estádio Presidente Vargas.

No anexo Loja do Treze, os ingressos estarão à venda até às 18h. Já as bilheterias do PV, ficarão abertas até a hora do jogo. A partida entre Treze x CPS está marcada para as 20h30, no estádio Presidente Vargas. Os sócios torcedores do Treze devem fazer a retirada do ingresso no anexo da Loja do Treze ou na bilheteria EXCLUSIVA no PV.

Givanildo deve mandar a campo o seguinte time: Gilson, Eduardo Arroz, Douglas, Oliveira e Fernandes; Sapé, Douglas Packer, Esquerdinha e Clebson; Fabinho Cambalhota e Jonatas Belusso.
 




EsportesPB

Confira as proibições na internet nestas eleições




Confira as proibições na internet nestas eleições Para deixar o internauta bem esclarecido, o portal PB Agora fez um apanhado e trouxe o que pode e o que não pode nestas eleições no que diz respeito a internet..

O que não pora ode ser considerado propaganda eleitoral antecipada ou extemporânea?

Não será considerada propaganda eleitoral antecipada:

a participação de filiados a partidos políticos ou de pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio, na televisão e na internet, inclusive com a exposição de plataformas e projetos políticos, desde que não haja pedido de votos, observado pelas emissoras de rádio e de televisão o dever de conferir tratamento isonômico;

a realização de encontros, seminários ou congressos, em ambiente fechado e a expensas dos partidos políticos, para tratar da organização dos processos eleitorais, planos de governos ou alianças partidárias visando às eleições;

a realização de prévias partidárias e sua divulgação pelos instrumentos de comunicação intrapartidária; ou

a divulgação de atos de parlamentares e debates legislativos, desde que não se mencione a possível candidatura, ou se faça pedido de votos ou de apoio eleitoral.

A quem devem ser dirigidas denúncias por propaganda irregular e crime eleitoral?

Devem ser dirigidas à Justiça Eleitoral ou ao Ministério Público (no link “Denuncie irregularidades”). Não serão aceitas denúncias anônimas.

De que formas pode ser realizada a propaganda eleitoral na internet?

A propaganda eleitoral na internet poderá ser realizada nas seguintes formas:

em sítio do candidato, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de serviço de internet estabelecido no País;

em sítio do partido ou da coligação, com endereço eletrônico comunicado à Justiça Eleitoral e hospedado, direta ou indiretamente, em provedor de serviço de internet estabelecido no País;

por meio de mensagem eletrônica para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação;

por meio de blogs, redes sociais, sítios de mensagens instantâneas e assemelhados, cujo conteúdo seja gerado ou editado por candidatos, partidos ou coligações ou de iniciativa de qualquer pessoa natural.

Quais as vedações à realização de propaganda eleitoral na internet?

Na internet, é vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga.

É vedada, ainda que gratuitamente, a veiculação de propaganda eleitoral na internet, em sítios:

de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos; oficiais ou hospedados por órgãos ou entidades da administração pública direta ou indireta.

O que fazer para não receber mensagens eletrônicas enviadas por candidato, partido ou coligação?

Deve ser solicitado o descadastramento ao remetente, que deverá providenciá-lo no prazo de 48 horas, sob pena de multa de R$ 100,00 por mensagem.

Qual o período de transmissão da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV?

A propaganda eleitoral gratuita inicia-se em 19.8.2014 (terça-feira) e termina em 2.10.2014 (quinta-feira).

Havendo 2º turno, poderá começar a partir de 48 horas da proclamação dos resultados do 1º turno, estendendo-se até 24.10.2014 (sexta-feira).

É permitida a utilização, na campanha eleitoral, de vestuário com propaganda de candidatos ou partidos? É possível a distribuição de brindes?

São proibidas na campanha eleitoral confecção, utilização, distribuição por comitê, candidato, ou com a sua autorização, de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que possam proporcionar vantagem ao eleitor.

É permitida a veiculação de propaganda eleitoral em bens públicos?

Não. É vedada a veiculação de propaganda eleitoral de qualquer natureza, inclusive pichação, inscrição a tinta, fixação de placas, estandartes, faixas e assemelhados:

nos bens cujo uso dependa de cessão ou permissão do Poder Público, ou que a ele pertençam, e nos de uso comum*, inclusive postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos;

nas árvores e nos jardins localizados em áreas públicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisórios, mesmo que não lhes cause dano. *Bens de uso comum, para fins eleitorais, são:

os assim definidos pelo Código Civil, tais como rios, mares, estradas, ruas e praças;

aqueles a que a população em geral tem acesso, tais como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios, estádios, ainda que de propriedade privada.

É permitida a colocação de mesas para distribuição de material de campanha e a utilização de bandeiras ao longo das vias públicas?

Sim, entre as 6h e as 22h, desde que móveis e que não dificultem o bom andamento do trânsito de pessoas e veículos.

É permitida a veiculação de propaganda eleitoral em bens particulares?

Em bens particulares, independe de obtenção de licença municipal e de autorização da Justiça Eleitoral a veiculação de propaganda eleitoral por meio da fixação de faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições, desde que não excedam a 4m² e que não contrariem a legislação eleitoral.

Tal veiculação deve ser espontânea e gratuita, sendo vedado qualquer tipo de pagamento em troca de espaço para esta finalidade.

Até quando podem haver comícios? Em que horário?

Até 2.10.2014 (quinta-feira) no 1º turno e até 23.10.2014 (quinta-feira) no 2º turno), no horário compreendido entre 8h e 24h, sendo permitida a utilização de aparelhagem de sonorização fixa e de trio elétrico.

A realização de comício no dia da eleição constitui crime eleitoral.

É permitida a realização de showmício e a apresentação de artistas em comícios?

Não. É proibida a realização de “showmício” ou evento assemelhado para promoção de candidatos, assim como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício ou reunião eleitoral.

Até quando podem haver carreata, caminhada, passeata ou utilização de carro de som? Em que horário?

Até as 22h de 4.10.2014 (sábado) no 1º turno e até as 22h de 25.10.2014 (sábado) no 2º turno.

Até quando pode haver propaganda eleitoral mediante utilização de alto-falantes ou amplificadores de som? Em que horário?

Até 4.10.2014 (sábado) no 1º turno e até 25.10.2014 (sábado) no 2º turno, no horário compreendido entre 8h e 22h.

Até quando pode haver propaganda eleitoral mediante distribuição de material gráfico (santinhos, volantes, folhetos etc)? Em que horário?

Até as 22h de 4.10.2014 (sábado) no 1º turno e até as 22h de 25.10.2014 (sábado) no 2º turno.

Quais crimes relativos à propaganda eleitoral podem ocorrer no dia da eleição? Como se faz para denunciar?

Constituem crimes, no dia da eleição, puníveis com detenção de 6 meses a 1 ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa:

o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata;

a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca de urna;

a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.

As denúncias podem ser feitas diretamente à polícia militar.

O que é permitido no dia da eleição?

É permitida a manifestação individual e silenciosa, com o uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.

A propaganda de boca-de-urna é proibida?

Sim. A boca de urna é expressamente proibida, durante todo o dia da eleição, em qualquer lugar público ou aberto ao público, assim como a aglomeração de pessoas com propaganda a favor de determinado candidato, partido ou coligação, e a prática de aliciamento, coação ou qualquer tipo de manifestação que possa influir na vontade do eleitor. A boca de urna constitui crime punível com detenção de 6 meses a 1 ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa.

Placas em bens particulares precisam ser retiradas no dia da eleição? Há distância mínima do local de votação?

Não precisam ser retiradas no dia da eleição. Não há distância mínima do local de votação.

No dia da eleição, o mesário pode usar roupas ou adereços com propaganda de seus candidatos?

Não. No recinto das seções eleitorais o mesário não pode usar roupas ou objetos que contenham qualquer propaganda de partido político, coligação ou candidato.

No dia da eleição, o que os fiscais de partidos e coligações podem usar?

No dia da votação, durante os trabalhos, aos fiscais dos partidos políticos e das coligações só é permitido que, de seus crachás, constem o nome e a sigla do partido político ou da coligação a que sirvam, vedada a padronização do vestuário.





 Justiça Eleitoral